quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

D.D.E I – A PRIMEIRA PALAVRA

Olá,
Como estão?

Sejam bem-vindos ao primeiro post da “série” Divërsus, onde trarei artigos sobre escrita, ideias, propostas e afins – tudo relacionado a essa maravilhosa arte.

E o post de hoje é quase uma analogia de si mesmo e a proposta que traz.
Quem nunca ficou diante da tela do Word (para generalizar os Editores de Texto, okay?!) ou diante de uma folha, ambos em branco, sem que nada fosse bom o suficiente para começar?
Sim, acontece em algum momento... Infelizmente não há cura, mas há maneiras de “burlar” essa “Tela em Branco” e é sobre isso que vamos discutir hoje.


A primeira palavra, sempre uma situação crítica e, para quem está começando, pode ser até desesperadora.
Enquanto as ideias estão apenas no Plano Mental, tudo se desenrola de maneira tão fascinante e fluida, as ideias estão sempre surgindo e parece que nada pode nos impedir... isso até o momento em que “decidimos” dar forma a elas e começar a escrever.
Porque mesmo enquanto escrevemos os rascunhos – anotar as ideias soltas em bloquinhos, cadernos ou post-it – tudo se desenvolve sem problema algum.
A crise começa quando ficamos diante da “Tela em Branco”.

Por algum motivo que ainda desconheço, essa parece a parte mais difícil. Já passei bons minutos pensando/procurando a melhor forma de dar início a história. E várias vezes já apaguei e comecei de novo.
É quase como um pequeno filete de medo, de que tudo saia errado e, quando encontramos a palavra-chave, é como encontrar a coragem para atravessar a ponte.
Depois dela o dia fica mais ensolarado e brilhante e você sente que nada pode te parar.
Mas, como eu disse, infelizmente não existe uma “cura” para isso, porém há maneira de diminuir esse tempo diante da “Tela em Branco”.

Eu vou listar aqui, seguindo o formato de tópico – sem ordem obrigatória, claro.

1. Leia, SEMPRE! – Manter a mente alimentada com história vai te dar uma visão mais ampla e inconscientemente você vai perceber os inícios delas.

2. Cerque-se de elementos que inspire sua história (como imagens, livros para consulta, objetos relacionados...) – Com esses elementos será mais fácil se “conectar” com o universo que você criou.
{Farei um post mais específico sobre o assunto}

3. Não tenha medo! – Não fique pensando o que as pessoas vão pensar sobre você ou sua história.

4. Escreva, SEMPRE! – O hábito da escrita faz com que você se desenvolva e elimine certas barreiras.

5. Tenha a mente aberta – Se desprenda de tudo o que você está acostumado(a), de todos os padrões e quaisquer elementos que possam manter sua mente presa.

6. Descubra o que estimula sua inspiração – A inspiração caminha lado-a-lado e de mãos dadas com o hábito da escrita.

7. Defina o que você quer transmitir nesse começo – Isso ajuda a desenvolver a cena/diálogo.

8. Não se desespere! – O desespero de não conseguir dar início pode fazer você quer desistir (e eu não quero isso!) e acabar “bloqueando” sua mente.

9. Defina se a história será pelo P.o.V.* das personagens ou se será contada em Terceira Pessoa – Isso também ajuda na hora de desenvolver a primeira cena/diálogo.

10. Keep Calm and Write! – Escreva, sempre e sem medo!


Well, aí está nosso pequeno tópico.
Eu o escrevi com base em experiências próprias, porque não existe um método específico para que isso aconteça. E acontece no seu próprio tempo.
Com certeza há outras maneiras de “destravar” e cada um vai descobrir as suas.
Mas nada melhor do que um começo para o seu começo, não é?!



*P.o.V. – do inglês Point of Vision (literalmente: Ponto de Vista), usada quando uma personagem está contando a história. É o Ponto de Vista da personagem.
Em inglês, geralmente é usada a abreviação depois do nome da personagem: NOME P.o.V.
Isso é algo que eu uso bastante quando as histórias/fanfics são narradas pelas personagens, então você acabarão se habituando hahahah




Espero que tenham gostado!
Não deixem de comentarem e contarem suas experiências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário